SIGA-NOS
Formulário de Contato

Mutirão de cirurgias ortopédicas reduz fila do SUS em Roraima; pacientes esperavam por até 10 anos

Publicado no dia: 08/07/2024
Mutirão de cirurgias ortopédicas reduz fila do SUS em Roraima; pacientes esperavam por até 10 anos
O 3º Mutirão de Artroplastia Total de Quadril, realizado no Hospital Geral de Roraima nas últimas semanas, atendeu 30 pacientes que, em alguns casos, chegaram a esperar por 10 anos pelo procedimento. Participaram da ação 55 profissionais, com três médicos especialistas em quadril.
 
"Passei por uma artroplastia total de quadril que facilitou a minha mobilidade e está me dando uma maior qualidade de vida", afirma a paciente Juliana Abreu, de 27 anos, uma das pessoas atendidas no mutirão de cirurgias ortopédicas entre maio e junho.
 
Para este 3º Mutirão foram selecionadas pessoas com coxartrose, inflamação no coxo femoral que causa alteração da cartilagem, dor, inchaço e deformação na articulação. Nesse quadro o paciente tem os movimentos limitados, podendo até ficar sem andar. 
 
Esse é o caso do aposentado Raimundo Leite, de 72 anos, que passou pela segunda cirurgia ortopédica em menos de um ano para recuperar os movimentos. Ele até tentou realizar o procedimento em outro estado, mas não obteve sucesso na luta contra a doença nos últimos 10 anos.
 
"Estou muito feliz de ter conseguido duas cirurgias em um ano. Eu não estava conseguindo mais andar, estava muito difícil. Agradeço muito a todos que me atenderam", comemora o idoso.
 
Quem também voltou a andar após a artroplastia foi Stanley Pacheco, de 45 anos. "Quero agradecer a toda a equipe por ter me proporcionado uma vida nova. Coloquei uma prótese total de quadril, tenho uma vida nova. Eu e minha família agradecemos pela paciência e o cuidado com o paciente"
 
Desde 2023 a MedTrauma tem realizado mutirões para diminuir o tempo para a espera pelos procedimentos ortopédicos. Os pacientes recebem um tratamento desde o pré-operatório até 30 dias depois da cirurgia, com direito à entrega de uma cartilha com explicações detalhadas de como realizar atividades simples, como levantar da cama e pegar objetos no chão, tendo em vista os cuidados necessários após a artroplastia, até os sinais de alerta que devem ser observados nos cuidados em casa.
 
“Nos nossos mutirões realizamos mais de 5 mil cirurgias e cerca de 8 mil atendimentos desde o ano passado. Isso significa não só reduzir a fila de espera, mas também trazer o tratamento para mais perto do paciente, já que vários precisavam ir para outros estados, o que aumentava o tempo para a reabilitação. E estamos fazendo isso com atendimento de qualidade, que tem recebido ótimas avaliações dos nossos usuários", avalia a coordenadora Administrativa da MedTrauma em Roraima, Cirrami Soares.
« Voltar